quinta-feira, 15 de novembro de 2012

15 DE NOVEMBRO!

"Faça a revolução, antes que o povo o faça!", frase já conhecida no contexto histórico em nosso querido País. Tal afirmação não seria melhor ilustrada, como o Carroceiro no quadro de Pedro Américo "Independência ou Morte" exposto no Museu Paulista. A figura do Carroceiro representa o quão o povo estava alheio as "Revoluções"em nossa Pátria.

Dessa forma, assistimos "bestializados"a transição do Império para República, como uma grande parada militar, indiferentes ao que estava acontecendo. A elite foi o carro chefe dessa transição, com a figura de Deodóro da Fonseca como porta-voz, mesmo esse longe de ser um político no sentido da palavra. Seria a República uma espécie de retaliação das perdas que a elite sofreu com a abolição?

O importante é entender como esse processo de mudança tão significante em nossa história, não foi fruto de uma mentalidade, ou anseio da população,e sim uma consequência inevitável dentro do contexto mundial, encabeçado pelas elites que como sempre, estrategicamente colocam o povo de lado das mudanças que influenciam diretamente em suas vidas.

Porém cabe somente ao povo, que acorde, olhe ao seu redor e perceba que ele é um ser político, ator principal das mudanças que precisam ser feitas. 15 de novembro e tantas outras datas devem servir como uma reflexão e não somente um feriado onde ainda "Bestializados" observamos os fatos como se os mesmo não nos dissesse respeito.

FUNDODAMENTE.

Nenhum comentário: